Por Marcos Morita, Gestor de Inovação e Antonio Dirceu de Miranda CEO e Fundador da BankRisk – Banking Intelligence.
Final de ano, época de ir ao shopping, celebrar com a família e os amigos, trocar presentes, comer além do necessário, desacelerar para as férias e refletir sobre o que fizemos e deixamos de fazer neste ano que está partindo. Para aqueles com uma estratégia clara, um plano de ação estabelecido e metas definidas, tal tarefa é algo mais simples, uma vez que bastará medir o realizado com o previsto.
Por aqui não foi diferente. Uma vez terminada nossa tradicional festa de final de ano com nossos colaboradores, parceiros e consultores, nos reunimos para analisar o que fizemos. Se pudéssemos traduzir este ano em uma palavra, certamente utilizaríamos “transformação”: mutação, alteração, metamorfose, acompanhando o ritmo frenético de mudanças no ecossistema de serviços financeiros, nosso mercado.
A pergunta estratégica que direcionou os esforços de toda nossa equipe durante todo o ano foi: “como transformar o negócio atual, através da inovação, renovando nossa marca e aproximando-se do público jovem, ao mesmo tempo em que mantemos a excelência na entrega”?
Para sustentá-la, quatro pilares foram desenvolvidos: renovação da marca, inovação, novos negócios e excelência na entrega, cujas principais estratégias e ações foram as seguintes:
1. Renovação da marca:
- Marca: investimos em um novo logo, ágil e ao mesmo tempo sóbrio, renovando nosso site, materiais de comunicação e papelaria, assinatura de e-mail, apresentações para clientes e templates;
- Artigos: divulgamos conteúdo relevante em nosso blog e redes sociais sobre LGPD, Open Banking, Organizações Exponenciais, NPS, Metodologia SCRUM e fintechs sociais, este último publicado na conceituada revista DOM da FDC(1);
- Feiras e eventos: participamos da XXXII Semana de Recrutamento do Mackenzie, assim como, fizemos nosso reconhecido X Banking Day no auditório da FECAP, ambos com presença maciça do público jovem;
3. Inovação e novos negócios:
- Espírito Startup: nos aproximamos da Startse(2), participando ativamente de eventos consagrados, tais como: Power Class(3) e Missão Vale do Silício Fintech(4), dentre inúmeros outros encontros.
- Distrito Fintech: deixamos nosso coworking em Alphaville para nos associarmos ao Distrito Fintech, hub para startups do segmento financeiro, com o objetivo de gerar networking e colaborar com o ecossistema;
- Consultoria e inteligência: desenvolvemos nosso braço de consultoria e inteligência para o setor financeiro, mantendo a excelência que nos consagrou, agora com uma “pegada” mais inovadora;
- Consolidamos nosso núcleo de metodologias ágeis, formado por uma equipe de dez profissionais do mais elevado nível, com a marca de mais de 3000 profissionais capacitados nestes últimos dois anos.
- Criamos e registramos o Credit Canvas BankRisk¹¹, nosso modelo próprio de avaliação qualitativa de crédito a Pequenas e Médias Empresas destinado, principalmente, a Fintechs e Bancos Digitais.
3. Excelência na entrega:
- Capacitação: para nos mantermos como fornecedores preferenciais, participamos e nos capacitamos em Metodologia 6Ds(5), LGPD(6) e Design Thinking;
- Metodologias Ativas: aprofundamos a participação dos alunos, utilizando-se de CBL(7) em nossos cursos de projetos, PBL(8) nos workshops de finanças, e, gamificação(9) no já famoso Banking Game, mantendo nosso NPS(10) acima de 85 pontos;
Enfim, em um ano em que grande parte das organizações preferiu manter ou enxugar suas operações, decidimos pela transformação, investindo a maior parte de nosso resultado anual neste processo.
Para terminar, uma reflexão:
E sua instituição financeira, fintech ou insurtech como está posicionada? Já sabe quais pilares estratégicos a guiarão em 2020? Caso ainda não tenha isto claro, entre em contato conosco. Nosso braço de consultoria e inteligência terá prazer em construí-las com sua equipe.
Boas Festas e um ano novo repleto de realizações!
Marcos Morita e Antonio Dirceu de Miranda, são, respectivamente, autor e coautor de textos para o blog da Bankrisk – Banking Intelligence.
Legenda:
(1) FDC: Fundação Dom Cabral: escola de negócios de padrão internacional e sua revista de negócios DOM, na qual publicamos o artigo: As Fintechs Sociais e a Base da Pirâmide;
(2) Startse: maior ecossistema de startups e empreendedores da América Latina, responsável por eventos tais como: China Day, Silicon Valley Conference, Innovation Pay, dentre outros;
(3) Power Class: programa de aceleração para empresas pré-selecionadas, conduzido durante um final de semana, com participação de empreendedores de alto impacto, cujo objetivo é transformar os negócios atuais;
(4) Missão Vale do Silício Fintech: programa de uma semana de imersão no Vale do Silício na Califórnia, visitando fintechs, startups, universidades e aceleradoras, além de palestras sobre negócios disruptivos;
(5) 6D: 6 disciplinas são uma metodologia de aprendizado aplicada especificamente na educação empresarial e utilizada como guia para planejar os treinamentos corporativos, particularmente aqueles com foco em resultados;
(6) LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais, cujo impacto será bastante significativo as pessoas e empresas;
(7) PBL: Project Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Projetos, tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios;
(8) CBL: Challenge Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Desafios, tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos expondo-o a situações motivadoras;
(9) Gamificação: também chamado de gamificação, é o uso de técnicas de design de jogos que utilizam mecânicas de jogos e pensamentos orientados a jogos para enriquecer contextos diversos normalmente não relacionados a jogos
(10) NPS: Net Promoter Score é uma métrica de lealdade calculada com base nas respostas a uma única pergunta: Qual é a probabilidade de que você recomendar a nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou colega? A pontuação para esta resposta é mais frequentemente com base em uma escala de 0 a 10.
(11) Credit Canvas BankRisk – Modelo de avaliação qualitativa de modelos de negócios, visando concessão de crédito, baseado no consagrado BMC – Business Model Canvas.
Comentários