Luzia Martinez, gestora da área comportamental da BankRisk.

Tudo mudou? Antes estavam todos sob meus olhares, controle e de repente… Coronavírus (COVID-19) e devo assumir um novo e enorme desafio: a gestão remota. Estou preparado? O que muda? Como garanto adesão e engajamento de minha equipe? Com mais de 30 anos de experiência em formação e geração de equipes de alta performance e hoje, gestora da área comportamental da BankRisk, tenho algumas dicas simples que podem ajudá-lo a engajar sua equipe! Chegou a hora de praticar:

  1. Escuta Alerta – atenta, sem interromper, sem julgamentos.
  2. Comunicação eficaz
  3. Respeito e Confiança
  4. Equilíbrio entre dar e receber

A pergunta de hoje é:

  • O que você ouviu de cada colaborador hoje? Feche os olhos e visualize cada um, o que cada um deles te contou hoje? Você estava atento, assimilou o conteúdo, caso positivo, você está no caminho certo! Isso é acolher, entender o momento e sentimento de cada um, feito isso – direcione
  • O que você ensinou hoje? Aprendi, certa vez, como o geneticista de meu filho, que não existem maus alunos e sim maus professores, cabe a nós identificar se nossos colaboradores entenderam o nosso direcionamento, certifique-se que ele captou a mensagem, e muito provavelmente você perceberá que para alguns basta falar, para outros você terá que desenhar e com outros talvez você precise pegar na mão – cada um aprende do seu jeito.

Em momento de crise e remotamente, você vai ter que usar e abusar de sua criatividade, use não somente o telefone, mas faça conferências por vídeo, una a equipe, identifique os melhores comunicadores e peça que falem sobre determinado tema, isso ajuda a valorizar o que cada um tem de melhor. Garanta que todos estão recebendo e assimilando as informações necessárias para este momento. Dedique 80% do seu tempo para cuidar de gente e esteja presente mesmo distante.

  • Quão satisfeito você está com o impacto que causa em sua função? As pessoas te respeitam e confiam em você? Respeito não se impõe, se conquista – se você se preocupar com cada um e garantir uma boa comunicação, dê o exemplo e todos te seguirão!

A confiança nasce do respeito mútuo, e com isso a equipe sente liberdade para atuar, pois ela já sabe onde tem que chegar e ninguém precisa vigiar, então tanto faz se você está ou não no mesmo ambiente – o resultado vai fluir é só uma consequência. Você ainda se sente inseguro? Faça um teste, reúna a equipe logo cedo:

  1. Ouça (escuta alerta) 
  2. Direcione (comunicação eficaz) – faça um check in das atividades do dia
  3. Dê o exemplo (gere respeito e confiança)
  4. Feche o dia com check out 

“A autoridade é aceita quando os outros percebem que essa autoridade é usada em prol deles. A autoridade é rejeitada quando alguém usa o seu poder não colocando essa autoridade em prol dos outros”  Jan Jacob Stam

  • Para onde está direcionada a sua atenção?

Eles conhecem os seus deveres? Você respeita isso, ou sempre pede que façam além do que foi combinado? Como ele recebe por essa tarefa extra? Cada um está oferecendo o seu melhor? O reconhecimento é fundamental no dia a dia, aprecie o esforço, elogie o resultado. Estruture o novo modo de trabalho de tal forma que haja ordem e garanta a contribuição de todos. Esse momento pede coragem, preparo, luta e maturidade; use o trabalho em equipe, valorizando o talento de cada um, unindo forças, aproveitem e escrevam uma nova história. Desejo sucesso a todos

Luzia Martinez é psicóloga, especialista em treinamentos corporativos voltados para gestão empresarial, gestão de pessoas, vendas de produtos bancários e atendimento ao cliente e gestora da área comportamental na BankRisk – Banking Intelligence