O que são competências?  

Competência segundo o dicionário é o substantivo feminino com origem no termo em latim competere que significa aptidão para cumprir alguma tarefa ou função 

Porém, na área da administração, referem-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que caracterizam as aptidões de uma pessoa para cumprir determinadas tarefas. Lembrando que habilidade não deve, no entanto, ser confundida com o desempenho em si, que pode variar com a motivação. 

Agora que você já conhece o conceito de competências, consegue identificar as suas? Pense em como você constrói relacionamento, como você desenvolve pessoas, como lida com mudanças, como inspira, como pensa, como se comunica e como cria responsabilização¹. 

Tudo isto sempre ligado aos seus talentos, ou seja, como você executa tarefas, como influência pessoas, como se relaciona com elas e como você pensa ou analisa situações. 

Aqui não existe certo ou errado, existe quem você é, como você se posiciona, o que você precisa para ser feliz, ou seja, o que você gosta e o que você odeia. Refletindo e se auto conhecendo, você usa todo o seu talento a seu favor para conquistar seus objetivos. 

Lembrando que estamos vivendo um momento diferente, onde há uma necessidade imensa de nos adaptarmos ao novo, para uns talvez seja mais fácil, quando para outros nem tanto, portanto está é a hora de entender como podemos usar nossos talentos para nos adaptarmos a nova situação. 

Novas demandas e habilidades serão exigidas no novo modo de trabalhar daqui pra frente, e você está pronto para esse novo momento? Comece pelo autoconhecimento, entenda como usar o que você tem de melhor e verá como a adaptação vai fluir e o sucesso vai surgir. 

¹ Baseado no livro It’s the Manager de Jim Clifton e Jim Harter.

Luzia Martinez é psicóloga, especialista em treinamentos corporativos voltados para gestão empresarial, gestão de pessoas, vendas de produtos bancários e atendimento ao cliente e gestora da área comportamental na BankRisk – Banking Intelligence