Sedução Ética na Aprendizagem Remota 

O termo “sedução pode ser entendido como o ato de fascinar, cativar, encantarEmbora, seja corriqueiramente usado num contexto sensual, não é disto que estamos falando aqui, não há perversidade alguma! Queremos falar aqui, sobre aspectos metodológicos na relação de aprendizagem remota. 

Já era um desafio seduzir no modelo tradicional de aulas presenciais onde utilizávamos a expressão corporal e os sentidos de maneira mais próxima. Imaginem agora onde tudo é à distância? 

Antes disto, precisaremos conquistar. não, conquistar não é seduzir. 

Para conquistar precisamos nos fazer notar, sermos admirados, aceitos, escolhidos e desejados. Precisamos que o aluno queira ser conquistado, e, para tanto precisamos de uma conexão emocional e demonstrar que somos o que ele necessita para alcançar algo que ele deseja para ser feliz ou que o ajude a alcançar seus objetivos.  

Sim, estudar é um caminho que conduz à felicidade. 

É importante ter real interesse pelo aluno, valorizar suas experiências, ter senso de humor, ter proximidade, ainda que distanciados. 

Sendo conquistado, o aluno precisará ser seduzido, cativado, encantado a permanecer ali, solitário pelo uso da tecnologia fria, mas, acolhido por quem o conquistou e o seduz pelo doce prazer de aprender.  

Utilizar a sedução ética na aprendizagem remota é a possibilidade de conduzir o aluno à um caminho de inúmeras possibilidades, de muitas experiências e de satisfação do desejo do saber inesgotável e dinâmico, fazendo uso da tecnologia que se aprimora tão rapidamente. 

Raquel Caparrós é advogada, especialista em compliance e Lei Geral de Proteção de Dados. Gestora de Metodologias de Aprendizagem, certificada pelo Metodologia 6Ds na BankRisk – Banking Intelligence.